sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Números que assustam


Pessoas com demência e seus cuidadores escondem a doença por causa do estigma

Publicidade
DE SÃO PAULO
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
O último relatório da ADI (Alzheimer's Disease International, federação internacional com 78 associações de alzheimer em todo o mundo), intitulado "Superando o estigma da demência", revela que uma em cada quatro pessoas com demência (24%) e mais de um em cada dez cuidadores (11%) escondem ou ocultam o diagnóstico da doença, citando o estigma como o principal motivo.
O relatório foi divulgado por ocasião do Dia Mundial do Mal de Alzheimer (21 de setembro).
Além disso, 40% das pessoas com demência relatam que não são incluídas no dia a dia de sua família. Segundo o relatório, as pessoas com demência e seus cuidadores se sentem marginalizados pela sociedade, e algumas vezes pelos próprios amigos e membros da família.
A associação internacional calcula ainda que o número de pessoas com demência tem aumentado rapidamente no mundo todo --um novo caso é descoberto a cada quatro segundos e a população com alzheimer crescerá de mais de 36 milhões em 2012 para 65,7 milhões em 2030 e mais de 115 milhões em 2050.
Os custos, incluindo gastos hospitalares e cuidados domésticos, medicamentos e visitas clínicas, devem subir cerca de 85% até 2030 a partir dos US$ 600 bilhões gastos em 2010.
O mal de Alzheimer é responsável por dois terços dos casos de demência e acomete uma a cada 200 pessoas. Descobrir uma cura nunca foi tão urgente, diante do crescimento e do envelhecimento da população.

Nenhum comentário: