terça-feira, 25 de setembro de 2012

Exercício físico e cérebro 2

Completando a matéria abaixo, sobre a importância dos exercícios físicos. Os principais neurotransmissores beneficiados pelos exercícios:

GABA - importante no controle da atividade excessiva dos neurônios.
DOPAMINA - tem ação no controle do movimento, atenção, cognição e motivação.
NOREPINEFRINA - Ativa o sistema nervoso central, afetando o estado de alerta, a vigilância e a concentração. Influencia também a ansiedade e a depressão.
GLUTAMATO - Fundamental para  a neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro de se adaptar e estabelecer novas conexões neuronais.
SEROTONINA - Controla a liberação de hormônios, atua na regulação do sono e do apetite. Alterações nos seus níveis interferem no aprendizado, no humor e em estados de ansiedade e depressão. 

Para facilitar os pretendentes à iniciar uma atividade física. Nem sempre é possível comprar um frequencímetro (controlar a frequência cardíaca), pagar um profissional especializado, saber da quantidade e intensidade dos exercícios. Tudo isso acaba sendo um empecilho para a prática dos exercícios físicos. As dicas também servem quando orientamos as crianças nas escolas.

1) Preferencialmente faça exercícios aeróbios = ande, corra, pedale...
2) Quanto tempo? Mexa-se  enquanto você aguentar. Se você consegue correr 5 min., ande em seguida para descansar, na continuação, volte a correr e assim por diante. Faça essa sequência, pelo menos uma hora.
3) Intensidade - baixa, ou quando sentir o coração batendo "na boca", pode andar.

Essas dicas são seguras para você não extrapolar, nem fazer menos do necessário.

Boa sorte! Que economia, hein?

Nenhum comentário: