segunda-feira, 28 de maio de 2012

Como surgiu a hipótese dos períodos críticos

"Existem "períodos críticos", ou seja, fases únicas em que apenas nelas certos tipos de aprendizado podem ocorrer de forma bem-sucedida? Podem certas habilidades ou até conhecimentos ser adquiridos apenas durante "janelas de oportunidades" relativamente curtas que depois se fecham de uma vez por todas num estágio preciso do desenvolvimento do cérebro? O conceito de "período crítico" data de experimentos realizados nos anos 1970 pelo etólogo Konrad Lorenz. Ele observou que certas aves, logo depois de saírem dos ovos, ligavam-se permanentemente a um objeto móvel, proeminente do ambiente, em geral, sua mãe. Lorenz chamou esta ligação de "imprinting". Ao tomar o lugar da mãe, Lorenz se tornou alvo da ligação dos recém-nascidos que o seguiam para todo o canto. O período que permite essa ligação é bem curto (logo depois do nascimento); uma vez em funcionamento, era impossível mudar o objeto de ligação e as aves recém-nascidas só seguiam o substituto em vez da mãe. "Período crítico" é um termo apropriado aqui, pois em evento (ou sua ausência) durante um período específico provoca uma situação irreversível. (Understanding the brain: the birth of a learning science, OCDE, 2007)."

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