sexta-feira, 11 de maio de 2012

Anosognosia

Em uma das minhas palestras na pós-graduação uma aluna me "pressionou" para respondê-la: "prof. tenho uma tia que não consegue enxergar nada do lado esquerdo do corpo, isso é uma deficiência visual?" 
É sempre difícil responder questões assim, sem uma anamnese, sem conversar com o paciente e nem conhecer os exames. Pior ainda é não ser médico, pois, isso tudo não é diagnóstico de professor de Educação Física. De qualquer modo, compartilho o que respondi à aluna. 
A anosognosia é uma síndrome pouco relatada na literatura, talvez até porque seja desconhecida de muitos médicos. Em geral, os pacientes relatam uma indiferença geral a tudo que está no lado esquerdo do corpo e do mundo. Respondi isso porque a aluna me informou que a tia só comia o que estava no lado direito do prato, quando o prato era girado depois que terminasse o lado direito, ela comia a outra metade. Em geral essa é uma das características da anosognosia. Uma das explicações para isso é Freudiana - o paciente não quer enfrentar o contratempo de sua paralisia. A outra explicação é neurológica; a negação é uma consequência direta da síndrome de desatenção.

Nenhum comentário: