Aqui vai um pouco de citações do livro que estou traduzindo, que em breve estará nas livrarias: "A alimentação de ontem de hoje e de amanhã."
Sobre os nutrientes deficitários: para um grupo da população, o uso do ácido fólico, uma vitamina cuja ingesta está comprovado que é benéfico, durante a gestação, ajuda no desenvolvimento do feto. Do mesmo modo, se considerou incluir iodo no sal comum - para combater doenças carenciais de iodo que afetam a tiróide - e fluor na água para prevenir cáries. Posteriormente se fortificaram de forma habitual, cereias para crianças (vitaminas e ferro), leite desnatado com vitamina A e D, leite com cálcio, sucos com vitaminas C, bolachas com ferro e fósforo, etc. etc..
Como isso já é de senso comum, o que importa explicar é: se alguém consome todos os produtos manipulados, aumentaríamos a tolerância para algumas vitaminas e minerais, e isso não é desejável para ninguém. Por isso, alguns conselhos: se for tomar leite, use o desnatado com vitaminas liposolúveis A e D (assim os excessos de vitaminas são eliminadas com as gorduras). Se for usar azeite muito insaturado, compre um que leve vitamina E; se for tomar suco de laranja de "caixinha", compre o que tiver com vitamina C, etc.....Agora, se tudo isso for indiferente para você, sirva-se de refeições bem "coloridas" (alimentos com cores diferentes), assim, a chance de errar é menor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário