sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Idade avançada do pai é ligada a risco maior de autismo

Matéria da Folha de São Paulo de ontem:

"Homens mais velhos também têm chances maiores de gerar filhos com esquizofrenia, segunda pesquisa, publicada na revista Nature."

A pesquisa, feita na Islândia, afirma que, com o avanço da idade do pai, aumenta a frequência de mutações genéticas aleatórias que podem causar os transtornos.
Os cientistas lembram que o risco de uma criança desenvolver esses problemas é baixo - menos de 2%, para filhos de pais com 40 anos ou mais. Mas o trabalho reforça a ideia de que o crescimento dos diagnósticos de autismo nos últimos anos se deve em parte ao aumento da idade dos pais, fator que pode responder por 30% dos casos.
Resuno da pesquisa: em média, ma criança nascida de um pai de 20 anos teve 25 mutações aleatórias vindas do material genético dele. A cada ano a mais do pai, houve duas mutações extras. Filhos de homens com 40 anos tiveram 65 mutações. O número médio de alterações vindas da mãe foi 15, em qualquer idade.

Vale lembrar que, na década de 40, logo no início dos descobrimentos de Kanner (médico que relatou casos de autismo) a primeira "culpada" foi a mãe. Para isso, deram o nome de mãe "geladeira" (psicanálise). Para as mulheres que geraram filhos autistas foram  muitos anos de sofrimento, pois, assumir uma responsabilidade dessa era uma crueldade. O tempo passou a ciência evoluiu e o autismo ainda não tem sua causa descoberta.

Nenhum comentário: