Quem me acompanha nesse espaço sabe que sou pouco afeto a dar opiniões ou sugestões a questões e fatos já consolidados em nossa sociedade. Mas agora vou me rebelar! Essa nova grade curricular de nove anos, que as crianças entram aos 6anos, já está dando o que falar. Em geral as críticas são variadas e pessimistas, constatando que em geral, ajuda muito pouco o início da alfabetização. Portanto, diria: as crianças entram aos 6 anos e nesse período de um ano, passam apenas brincando na escola. Atividades dirigidas e livres, aulas de artes, com mesmo formato; dirigida e livre, e o mesmo para música e outra língua estrangeira - apenas conversação. Só no ano seguinte, às crianças iriam se preocupar em aprender conteúdo formal. Todo o início de escola seria informal, apenas pensando no lúdico e criatividade. Por que não? Gostaria das justificativas "sólidas" ao contrário desta proposta. Chega desses métodos que já sabemos que não estão funcionando. Já imaginaram as crianças pedindo para ir à escola? Que prazer seria?
Nenhum comentário:
Postar um comentário