sexta-feira, 1 de março de 2013

Dança comigo?




No dia 9 e 10 de Março, a bailarina e Paula Zacharias (Buenos Aires /Argentina) estará presente em Curitiba após o evento EIMCILA, 3º Encontro Internacional de Professores de Contato Improvisação na América Latina, que este ano está sendo realizado no Brasil em Gamboa – SC. Aproveitando a oportunidade, estamos organizando uma oficina dela na cidade. Será uma ótima forma de investir em experiência somática e conhecimento sem precisar deslocar para outros lugares ;)

Também no início de Abril, o bailarino alemão Ralf Jaroschinski estará novamente em Curitiba. Desde 2006, anualmente, ele vem desenvolvendo um trabalho contínuo de contato improvisação na cidade. As oficinas dele são dinâmicas e cada ano ele traz novidades e progressão dos conteúdos. Nesse intervalo de tempo ele ministrou oficina na Faculdade de Dança do Paraná, Balé Teatro Guaira, Escola de Dança do Teatro Guaira, Grupo de Teatro da PUC, Centro de Desenvolvimento do Ki e na Casa Hoffmann Centro de Estudo do Movimento.

Para saber sobre o conteúdo das oficinas e o currículo dos ministrantes favor acessar o seguinte blog: http://projetooficinacuritiba.blogspot.com.br/. Também no blog se encontra o formulário on-line da inscrição.

A produção dessas oficinas está sendo realizada com a parceria do SummuS – Contato Improvisação, UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança e do Grupo Entrando Em Contato de Florianópolis.
CONTATO IMPROVISAÇÃO: É um diálogo corporal de duas ou mais pessoas por meio do vocabulário sensorial composto de toque, peso e pressão. É a aceitação do outro e de si na construção de uma dança única no presente. Inclui a integração da energia (KI), buscando um nível elevado de percepção da mente. Os movimentos que surgem da técnica lidam com a inércia, o momento, o desequilíbrio e o inesperado, podendo ir de um alto nível aeróbico a uma quietude física. Os princípios que guiam as aulas são a consciência corporal, expressão livre do movimento, técnicas de relaxamento, fluxo de energia e os princípios da física (peso, gravidade, condução, queda, rolamento, força centrífuga, etc.). A técnica nasceu nos EUA no início da década de 70, com Steve Paxton, e é associada ao movimento de contra-cultura por ser uma dança igualitária e democrática. Atualmente é praticada no mundo inteiro por ser uma excelente técnica de consciência corporal, sem barreiras físicas e culturais.

• SummuS – Contato Improvisação: http://summus-ci.blogspot.com.br/
• Entrando em Contato: http://entrandoemcontato.blogspot.com.br/
• UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança:http://www.fap.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=25

Nenhum comentário: