quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Seminário Nacional de Cinema em Perspectiva e IV Semana Acadêmica de Cinema da UNESPAR/FAP.


O Seminário Nacional Cinema em Perspectiva tem como propósito oferecer aos participantes um espaço aberto para o diálogo envolvendo profissionais da área de cinema e áreas afins, tendo em vista o cinema e os desafios da multiplicidade de perspectivas contemporâneas, assim contemplará em sua programação um conjunto de atividades como a realização de conferências, mesas redondas, simpósios, oficinas, mostras referentes ao tema, palestras, apresentações culturais, locais e comunicações, as quais buscam abranger o papel das diferentes perspectivas do cinema e seu caráter multidisciplinar.

Este projeto busca incentivar, preparar, orientar e executar as práticas de preparação e estudo das pesquisas, das produções intelectuais e outras atividades desenvolvidas no campo de investigação do cinema e vídeo, desenvolvidas ao longo do ano letivo, nos diferentes segmentos do curso de cinema: graduação e pós-graduação e outros com atividades.

Objetiva-se incentivar, preparar e orientar práticas de pesquisa e estudos em cinema, vídeo e sociedade, voltados para as suas inter-relações. Assim, propõem-se ações voltadas à execução de atividades na área do cinema e vídeo e áreas afins. 

Deste modo, incluem-se nas atividades propostas orientações a acadêmicos, discussões teóricas e apoio à realização do I Seminário Nacional Cinema em Perspectiva e IV Semana Acadêmica de Cinema a FAP, Seminário de Práticas em Cinema e Mostras de Cinemas dos mais variados gêneros e estilos (06 07,08 e 09 de novembro de 2012).

Com ações de apoio voltadas a estes eventos anuais, oportuniza-se o debate e a reflexão acerca do fenômeno das inter-relações do cinema em perspectiva e sociedade, possibilitando a divulgação de investigações desenvolvidas nestas áreas assim como em outras áreas afins, executadas entre os professores, os graduandos e pós-graduandos dos cursos de cinema, da especialização em cinema: com ênfase em produção e outros.

A partir destes debates, cria-se a possibilidade efetiva de auxiliar os discentes dos Cursos de graduação e pós-graduação em Cinema em suas produções científicas e culturais que possam ser apresentados nas diferentes modalidades de participação oferecidas nos eventos. 

Oportuniza-se, assim, a socialização dos resultados de pesquisas concluídas ou em andamento. O projeto prevê o incremento e qualificação destas produções científicas dos discentes da FAP, oriundas de trabalhos acadêmicos, cursos de extensão, projetos de pesquisa de iniciação científica, projetos de TCC, projetos de mostras de cinema, além de promover a integração do corpo docente na produção científica ao redor de mesas temáticas, oficina, o que possibilita um maior intercâmbio de conhecimentos e, consequentemente, uma melhora significativa na qualidade da produção, tanto dos discentes orientados, como dos professores orientadores.

Consulte a programação e demais informações sobre o evento no site abaixo:
www.cinemaemperspectiva.com.br

Nenhum comentário: