segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Dança e cérebro

Há tempos que tento explicar aos meus alunos (as) de dança, como o cérebro reage aos movimentos plásticos e técnicos, ensaiados ou não, que se classificam como "dança." Eis algumas explicações importantes.

Vérmis Anterior = esta parte do cérebro recebe informações da medula espinhal e aparentemente age como se fosse um metrônomo, ajudando a sincronizar os passos de dança à música.
Núcleo Geniculado Medial = Uma interrupção ao longo da via auditiva inferior, esta área aparentemente ajuda a configurar o metrônomo do cérebro e é responsável por nossa tendência para tamborilar os dedos inconscientemente ou balançar o corpo ao ritmo de uma música. Reagimos inconscientemente, pois a região está conectada ao cerebelo, comunicando informações sobre o ritmo sem falar com as áreas auditivas superiores no córtex.

Precuneus = Por conter um mapa baseado nos estímulos sensoriais do próprio corpo, o precuneus ajuda a identificar o trajeto de um dançarino a partir de uma perspectiva voltada para o corpo, ou egocêntrica. 

fonte: Revista MC Especial.

Nenhum comentário: