quarta-feira, 11 de abril de 2012

Análise matemática da fala flagra esquizofrenia

"Cientistas brasileiros criaram método que estuda a estrutura da conversa. Pesquisadores estimam em 90% a precisão do diagnóstico; trabalho do psiquiatra, porém, ainda é essencial."

A forma como alguém conta uma história pode revelar muitas coisas, inclusive transtornos psiquiátricos. Pesquisadores brasileiros criaram um método que consegue identificar pacientes com esquizofrenia e com mania apenas usando a fala.
O trabalho começou a ser desenvolvido em 2006 e, ao longo do tempo, envolveu um time de cientistas de várias especialidades, liderados por uma equipe do Instituto do Cérebro da UFGN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal). Os pesquisadores criaram um modelo que transforma em gráficos (grafos) o discurso dos pacientes. E, a partir desse padrão, é possível identificar padrões e correlações que são bastante específicos dessas duas psicoses.
No experimento, os cientistas analisaram 24 pessoas, sendo oito delas com diagnóstico prévio de esquizofrenia, oito de mania e oito sem psicoses diagnosticadas.

Por exemplo: as manias > são prolixos, "perdem-se"mais nas respostas, indo e vindo nos assuntos.
outro ex: esquizofrenia > os relatos são relativamente mais retilíneos, falam menos, mas ainda saem do assunto perguntando.

Folha de S.Paulo, terça-feira, 10/04/2012

Nenhum comentário: