Pouco conhecido no meio não acadêmico, a PROPRIOCEPÇÃO sem dúvida deveria ser melhor acolhida pela escola, na reabilitação, nos esportes ou mesmo pela população em geral. Considero os proprioceptores como "mini-cérebros" junto com os músculos, tendões e articulações. Eles (os proprioceptores) é que avisam o cérebro como o corpo se encontra no espaço, bem como ajuda o corpo a fazer os ajustes necessários quando perdemos equilíbrio. Tudo que acontece com os nossos movimentos corporais, passa obrigatoriamente pelos proprioceptores.
alguns exemplos práticos: porque as crianças não conseguem ficar muito tempo sentadas? será que é apenas relacionado a fatores psicológicos? A propriocepção explica; se não mexermos a bunda na cadeira, podemos formar escaras (feridas), por isso passamos o tempo todo "dançando" nas carteiras.
Nos esportes; se não percebermos o que acontece com o corpo no espaço, jamais veríamos o que os grandes atletas fazem com o corpo, a propriocepção é o grande responsável por estes eventos.
Na reabilitação; quando sofremos uma contratura, distensão e outras lesões, uma das causas destes sofrimentos é devido as respostas "erradas" dos proprioceptores. Você sabia disso? E para reabilitar, além do repouso e da medicação, realizamos exercícios proprioceptivos. Por exemplo; pisamos descalços no chão, nos terrenos diversos; areia, água, terra etc..
O sexto sentido não é tão importante quanto os outros?
Nenhum comentário:
Postar um comentário