Me perguntam sempre; os cegos contam os passos para atravessar uma rua? Como eles (os cegos) conseguem se deslocar por todos os lugares? A resposta está em Piaget, ou em qualquer neurocientista, que vai abordar neurologicamente este tema. Voltamos a Piaget e Flavell:
-Topológico - próximo aos 7 anos (proximidade, ordem e continuidade)
- Projectivo - 9 a 10 anos (ângulo, paralelismo, distância)
- Euclidiano - depois dos 10 anos (distância, volume e superfície)
Aprendemos isso enxergando ou não, vamos armazenando estas informações em áreas específicas do cérebro, montamos um acervo temporal e espacial com tudo que experimentamos. Por isso que, em muitos lugares escuros, conseguimos nos movimenter bem.
Filosoficamente podemos buscar o quadro de Paul Klee, Angelus Novus, o "Anjo," nele está representado o que Walter Benjamin chama de "Tempo e Espaço." O olhar do passado e o medo do futuro, onde o "Anjo" pode prever que tudo isso acabe em ruínas.
-Topológico - próximo aos 7 anos (proximidade, ordem e continuidade)
- Projectivo - 9 a 10 anos (ângulo, paralelismo, distância)
- Euclidiano - depois dos 10 anos (distância, volume e superfície)
Aprendemos isso enxergando ou não, vamos armazenando estas informações em áreas específicas do cérebro, montamos um acervo temporal e espacial com tudo que experimentamos. Por isso que, em muitos lugares escuros, conseguimos nos movimenter bem.
Filosoficamente podemos buscar o quadro de Paul Klee, Angelus Novus, o "Anjo," nele está representado o que Walter Benjamin chama de "Tempo e Espaço." O olhar do passado e o medo do futuro, onde o "Anjo" pode prever que tudo isso acabe em ruínas.
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