Olhos verdes, olhos castanhos, olhos azuis, olhos. Não são apenas sensores como querem explicar os especialistas, nem mesmo a entrada da alma como afirmam os filósofos. Darwin um dia disse que a sua teoria é incompleta pela natureza dos olhos ( já escrevi sobre isso neste espaço), os olhos não poderiam ser apenas resultado de uma evolução. Independente da teoria, os olhos sempre mostram um pouco de cada um de nós; segurança, timidez, arrogância, amor. O que não mostra, pelo menos o que está dizendo a última pesquisa sobre os "olhos," são as nossas mentiras. "Pesquisa derruba mito de que é possível detectar mentira pelo moviemnto dos olhos."(UOL). O que se está tentanto provar? "Quem tenta enganar alguém sua frio e evita o olhar do interlocutor? Nem sempre.
Quando os destros movimentam os olhos para cima e para a esquerda ao responder a uma pergunta, eles estão descrevendo uma recordação real. Quando dirigem o olhar para cima e para a direita, segunda a teoria, eles estão acessando os centros cerebrais de criatividade e visualizando um evento imaginado - e, portanto, inventando a mentira. A teoria dos anos 1970 é largamente reproduzida e ensinada com frequencia em treinamentos de neurolinguística. Contido, a teoria nunca foi totalmente comprovada e a nova pesquisa sugere que ela não passa de pseudociência."
Enquanto o debate prossegue, podemos continuar olhando para os olhos de nossos interlocutores, ou mesmo de nossos amores, sem medo de ser mentira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário