O sociólogo francês Pierre Lévy, conhecido pelas suas publicações na área da educação, esteve em Brasília no último final de semana participando do 5º Congresso Internacional Conexão RCE. Todos os participantes aguardavam a fala de Lévy sobre a aprendizagem nos tempos atuais. Segue um pedaço da fala do sociólogo:
"os alunos do futuro serão pessoas criativas, abertas e colaborativas. Ao mesmo tempo, serão capazes de se concentrar com uma mente disciplinada. É necessário equilibrar os dois aspectos: a imensidão das informações disponíveis, colaborações e contatos; com (a capacidade de) planejamento, realização de projetos, disciplina mental e concentração."
O sociólogo também defende o uso das redes sociais para o ensino e aprendizagem. Ele mesmo obriga os seus alunos a criarem grupos no Facebook, postarem textos ou vídeos e participarem de grupos de discussão. " O Facebook é apenas uma das mídias sociais em um contexto de participação. Não são as novas mídias que terão impacto negativo. São as pessoas que postam coisas negativas. É como se perguntar qual o impacto negativo da linguagem porque tem muita mentira. Não é a linguagem que tem impacto negativo, são os mentirosos,"comparou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário