Conceitos esses que usamos em casa, nas escolas, nas aprendizagens em geral mas, nem sempre sabemos como defini-lo. Para ajudar em nossas práticas, sejam elas na Educação Especial ou mesmo na Escola Regular, a compreensão de alguns conceitos de aprendizagens são fundamentais. Alguns parecendo-se muito estáticos, sem uma lógica para a dinâmica que é a educação dos nossos dias, outros, talvez mais próximos do nosso cotidiano. Começo por ZDP, muito discutido em nossas escolas.
"Um primeiro conceito é o desenvolvido por Vygotsky, que poderia ser enunciado como a distância que existe entre as capacidades, conhecimentos e realizações da criança quando resolve um problema ou realiza uma tarefa por si mesma e sem ajuda, ao que denomina zona de desenvolvimento atual (ZDA), e o que é capaz de realizar com orientação, ajuda ou apoio do adulto."
"Como a zona de desenvolvimento proximal ou potencial não é algo estático, não é algo que a criança "possui", como se cria, e quais são seus limites? A zona de desenvolvimento proximal cria-se e amplia-se sem limites em função do PROCESSOS INTERATIVOS que se estabelecem entre a mãe e a criança, entre os pais e a criança, entre umas crianças e outros com distintos níveis de capacidade, entre o aluno e o professor. A zona de desenvolvimento proximal cria-se num entorno social que possibilita a realização de atividades de ensino-aprendizagem. Bruner fala que o desenvolvimento da criança depende dos andaimes que lhe proporcionam as ajudas, guias, orientações do entorno social."
Manual de dificuldades de aprendizagem. Linguagem, leitura, escrita e matemática.
Jesus Nicasio García
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