sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Cegos, cheiros e atração sexual

Como as pessoas cegas são atraídas pelo sexo oposto? Alguns podem afirmar que pelo simples fato da presença física e pela conversa estabelecida são suficientes para a atração. Outros dirão que é pelo tato; os mais romântico têm certeza que o amor à primeira "vista" (sem trocadilho) não precisa da visão.
Não sei se respondo esta questão, mas uma teoria neurofisiológica pode muito bem ajudar-nos. Empresto as imformações do livro "O cérebro em transformação" da Suzana Herculano-Houzel.

...As diferenças começam já na porta de entrada (nariz), na primeira estrutura que detecta os feromônios: o órgão vomeronasal, situado estrategicamente no nariz, que é atravessado incessantemente por correntes de ar que trazem amostras do ambiente. Um vez detectados por receptores específicos, presentes em algumas espécies (como a nossa) também no epitélio olfativo, feromônios podem ou não produzir uma sensação consciente de cheiro - mas, por definição, provocam uma alteração no comportamento.
Do órgão vomeronasal em diante, os machos, homens inclusive, têm mais neurônios do que as fêmeas em todas as estruturas da chamada "via vomeronasal", que processam  os sinais trazidos pelos feromônios. Nos humanos, o órgão vomeronasal é sexualmente dimórfico tanto em estrutura quanto em função: além de possuir mais neurônios nos homens do que nas mulheres, a resposta elétrica registrada na estrutura a feromônios sintéticos é diferente neles e nelas.
Portanto, só pela aproximação de uma pessoa do sexo oposto, sem o uso da visão, já é o suficiente para sentirmos atração. Lógico que, se a visão estiver presente, podemos decidir com mais precisão.

É isso.

Nenhum comentário: