Um exame de sangue especializado feito em grávidas conseguiu resultados até 100% precisos na detecção de quatro síndromes - inclusive a de Down - nos fetos. Esta foi a primeira vez que um estudo de escolha aleatória e feito em vários centros conseguiu detectar tantas anomalias cromossômicas e com um resultado tão alto.
(...) No novo método, a detecção das síndromes - provocada por número anormal de cromossomos - , foi feita pelo sequenciamento do material genético do plasma das grávidas, retirado da mesma forma que em exames de sangue "comuns", menos invasivos e sem risco para o feto.
(...) O estudo foi particularmente eficientes em detectar a aneuploidia conhecida como síndrome de Down: 89 dos 89 casos, ou 100% de eficácia. Outras síndromes checadas foram as de Edwards, Patau e Turner, também com um bom índice de acertos, mas não em 100% dos casos.
Síndromes não são doenças e sim condições médicas associadas a determinados sinais e sintomas.
Por exemplo, a síndrome de Turner afeta apenas meninas e um sinal é a estatura baixa; a de Edwards afeta órgãos como o coração e os rins; a de Down inclui características anatômicas como o queixo reduzido, baixa estatura, retardo mental.
Folha de São Paulo, 11 de fev., sábado, 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário