quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Evolução do olho

Estudo cegueira e isso me faz "olhar" com mais cuidado os estudos da visão, acho que é assim com todos, iniciamos um estudo num dia e terminamos estudando outra coisa no final do outro dia. Por isso, li recentemente uma matéria da Revista Scientific American Brasil "A fascinante evolução do olho" e gostaria de compartilhar esta informação com vocês.

Pela beleza e funcionalidade dos olhos, há uma discussão antiga que contrapõe a origem da evolução dos olhos; criacionistas e os defensores do desenho inteligente, que "o têm como exemplo básico o que chamam de complexidade irredutível: um sistema que não funciona na ausência de quaisquer de seus componentes e, portanto, não poderia ter evoluído naturalmente de uma forma primitiva." Até Charles Darwin duvidou da própria teoria. Retroceder no tempo explica o que aconteceu com os nossos olhos.
Olho ancestral: evidências disponíveis sugerem que um proto-olho não visual com retina de duas camadas evoluiu em um antepassado dos vertebrados cerca de 550 milhões a 500 milhões de anos atrás e que esse precursor do olho câmera funcionava para detectar a luz que guiava o relógio interno do antepassado.
Outros antepassados ajudam a explicar um pouco mais desta evolução: a estrutura do olho e o desenvolvimento dos embriões do peixe-bruxa e da lampreia, vertebrados primitivos semelhantes às enguias, sugerem como o nosso olho tipo câmera evoluiu e como ele funciona nos estágios iniciais. Para encerrar esta informação, que não acaba aqui, logicamente; sabe-se que aspectos do desenvolvimento embrionário de um indivíduo refletem eventos ocorridos durante a evolução de sua linhagem.

É isso.

Nenhum comentário: