segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O nascimento de uma pedagogia especial

Em 1873, D. Antônio da Costa (1900, p. 155) fa uma viagem ao Minho para mostrar num 4º capítulo como funciona a Escola de surdos-mudos em Guimarães. Descreve uma "casa do estudo mais parece uma oficina: machinas, instrumentos, collecções de dinheiro, quadros intuituvos, tudo ali está" (p.49). Aí, tudo era baseado nas lições das coisas e destinado a deenvolver capacidades profissionais. Mostra-nos uma instituição modelar onde há o padre Aguilar, que usa de muit amor e de muito empenho para elevar o nível do sucesso escolar. Faz-nos lembrar Pestalozzi e Froebel, já que educa os deficientes auditivos segundo "os grandes princípios do ensino pela alegria e pelo coração"(p.47). Conta-nos depois que no ano de 1823, talvez como consequência da revolução liberal, o ensino dos surdos-mudos iniciou-se com o sueco Pedro Bory, com o governo a dotar a sua escola com 4600$000 réis. Em 1828, Bory foge de Portugal aterrado com os acontecimentos políticos. Também em 1832, o subdirector dessa escola, Chrispim da Cunha, é encarcerado por suspeitas de ser constitucional. Logo em 1834, de facto, poupava-se radicalmente na educação dos surdos-mudos. Deixava de haver escola (COSTA, 1900, p.50). A escola de surdos-mudos do Padre Aguilar em Guimarães era a única que exista em Portugal. (...)

O ensino dos anormaes - preocupações em Coimbra e em Portugal no início do século XX
Aires Antunes Diniz
In: Educar em Revista, n. 23/2004 Editora UFPR

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