Espero que ainda não tenha publicado, neste espaço, nada sobre os neurônios-espelho, caso contrário, raro leitor, me perdoem.
É uma descoberta muito recente, coisa de uns dez anos, descoberta por dois cientistas Italianos quando pesquisavam outros temas, usando macacos como cobaias. Devido à esta descoberta, muitos estudos científicos relacionados à emoções e movimentos estão hoje em dia sendo refeitos. A educação também vai precisar rever alguns dos seus conceitos. Com o andamento das pesquisas sobre neurônios-espelho, acredita-se que as relações sobre sensações e intenções também estejam relacionadas aos neurônios da imitação. Este estudo mostra que nascemos e crescemos imitando, que aprendemos pela imitação e, se isso não acontecer, as sequelas são devastadoras. Pode-se imaginar que as crianças autistas, alguns deficientes intelectuais e outros devam ter falhas no aproveitamento dessas células.
Também parece que estes neurônios também operam no córtex somatossensorial, a área que registra o tato. Os exemplos dos mais velhos para as crianças em crescimento devem ser "modelos", caso contrário, o cérebro vai "imitar".
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