quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Crianças e Aprendizagem

No decorrer destes últimos séculos, principalmente no último, as crianças foram compreendidas como tábula rasa, ou seja, nasciam como uma folha em branco. Muito tempo esta teoria foi aceita pela ciência, as experiências eram fundamentais para que as pessoas pudessem aprender. Acreditava-se, ainda há setores da população que acreditam nisso, que os primeiros meses de vida, pelo fato da criança ser muito passiva, elas não aprendiam nada. Como a ciência também evolui, descobriu-se que, a mente das crianças são ativas, mesmo aparentemente elas apresentarem um comportamento passivo - passam muito tempo dormindo.
No início do século passado aparece para o mundo Jean Piaget, com suas teorias das Estruturas Cognitivas Complexas. Piaget observou e confirmou dados imprtantes dos bebês: as representações de objetos, espaço, tempo, causalidade e personalidade que ocorriam nos dois primeiros anos de vida. Além disso, concluiu que o mundo dos bebês é uma fusão egocêntrica dos mundos interir e exterior.

No outro lado do mundo e na mesma época, outro gênio da psicologia já destilava seuas teorias: Vigotsky

Em outro momento, escrevo sobre as teoras de Vigotsky

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