quinta-feira, 8 de março de 2012

Receita médica e brindes

Como quase tudo em nosso país as coisas são tratadas de forma "pouco séria," a área da saúde também mostra para que veio; os médicos (não todos, ufa...) como os políticos, os advogados e os...mostram-se a cada dia mais atrevidos com a ética da profissão. Segue uma matéria da folha de São Paulo sobre este tema (06/03/2012):

Prescrições são afetadas por ações das farmacêuticas.
"O relacionamento entre médicos e farmacêuticas pode influenciar, de forma negativa ou desnecessária, as PRESCRIÇÕES de medicamentos e as decisões de tratamento médico.
Vários estudos demonstram que os gastos com ações dirigidas aos médicos são repassados ao preço final dos medicamentos e têm impacto no bolso dos cidadãos e nos custos do sistema de saúde.
Nos EUA, os laboratórios dedicam ao marketing cerca de 25% de seus orçamentos, contra menos de 15% destinados à PESQUISA.
A maioria dos MÉDICOS assegura que não se deixa influenciar por BRINDES em suas decisões clínicas. Aceitar presentes em nada prejudicaria os pacientes.
Pesquisa Datafolha feita em 2010 mostrou que a maioria dos médicos no Estado de São Paulo ACEITA BRINDES e avalia como positiva a relação com a industria farmacêutica. Também não vê problemas com eventuais CONFLITOS DE INTERESSES.
Mas um estudo clássico de 2000, publicado no JAMA (periódico da Associação Médica Americana), concluiu que a distribuição de brindes, amostras grátis e subvenções para viagens tem efeito sobre as atitudes dos médicos.
Pagar uma viagem para um MÉDICO aumentaria entre 4,5 e dez vezes a probabilidade de que ele receite as DROGAS feitas pela patrocinadora."

E é sempre assim, banalizaram a saúde do povo.

Nenhum comentário: