segunda-feira, 24 de maio de 2010

Células-tronco

Como abordar assuntos sobre reabilitação e não comentar sobre as células-tronco? Há muito que os pesquisadores vêm descobrindo novidades sobre este assunto e, hoje sabemos como é um assunto fundamental para qualquer profissional da reabilitação.  Na revista Scientific American (Brasil), leio sobre o assunto e gostaria de compartilhar a matéria (p.27)
(...) Células-tronco do sangue, por exemplo, regeneram continuamente os 12 tipos diferentes de células sanguíneas e imunológicas, e as células-tronco epiteliais são responsávei pela regeneração sistemática de nossa pele e dos cabelos a cada poucas semanas.
A única coisa que, em circunstâncias normais, jamais acontece nos mamíferos é que uma célula se desdiferencie, ou seja, retroceda a um tipo mais primitivo. De fato, a única exceção a essa regra são as células cancerosas, que podem se tornar menos diferenciadas que o tecido em que surgem de início. Infelizmente, algumas dessas células conseguem também de dividir infinitamente, apresentando uma imortalidade semelhante à das pluripotentes.

Nenhum comentário: