sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

CHAT - Checklist for Autism in Toddlers

O autismo é um distúrbio com um diagnóstico difícil e incerto. Muitas vezes o diagnóstico é demorado e em inúmeros casos incorreto. Para facilitar todo este processo de investigação e acompanhar a criança com suspeita de autismo, foram criados vários instrumentos de investigação. Estes, servem para ajudar no diagnóstico. O mais conhecido destes materiais é o nome do título desta matéria - CHAT.
Objetivo principal: identificar o risco de transtornos na interação social e comunicação em crianças com dezoito meses de idade.
 CHAT consiste de duas partes: a primeira tem nove itens com perguntas para os pais, e a segunda tem cinco itens com observações, feitas pelo pediatra ou agente primário de saúde. Os comportamentos observáveis na criança são: atenção compartilhada, incluindo apontar para mostrar e monitoração do olhar. O outro é brincar de faz de conta. O resultado deste questionário é que vai determinar se a criança avaliada precisa ou não ser encaminhada ao médico.  Mais informações: http://www.ama.org.br/

Meu grupo de estudos ha dois anos está pesquisando um material com os mesmos objetivos do CHAT, com a diferença que, pode ser investigado em escolas especiais, quando a criança já se encontra em idade escolar. Principalmente para diferenciar a criança autista dos outros distúrbios, coisa muito comum hoje em dia. Os professores não têm certeza se os alunos são autistas ou apresentam outras síndromes.

Se você trabalha com autismo e tem interesse em conhecer o nosso material pesquisado, envie-me um e-mail solicitanto o instrumento de pesquisa que eu lhe encaminho o material.

Nenhum comentário: