Esta teoria foi proposta por Bronfenbrenner e esta pode colaborar na compreensão do desenvolvimento das "pessoas especiais" e as diversas possibilidades de inclusão. Resumidamente, podemos identificar quatro parâmetros deste contexto para facilitar o entendimento desta teoria.
a) microssistema: são as atividades interpessoais e seus papéis, bem como as atividades desenvolvidas. A interação destes fatores potencializa o desenvolvimento nesta fase. Crianças brincando entre si, explica esta fase.
b) mesossistema: São as inter-relações entre dois ou mais ambientes em que a pessoa em desenvolvimento está inserida e participa de maneira ativa. A família e a escola, serve como exemplo para esta fase.
c) exossistema: é caracterizado pelos contextos onde a pessoa em desenvolvimento não participa, mas os eventos que ocorrem afetam esta pessoa. As políticas públicas, municipas, estaduais e federais servem como exemplo para esta fase do desenvolvimento. Quando o assunto é inclusão, o exossistema pode mostrar como estes fatores são importantes para as pessoas com necessidades especiais.
d) macrossistema: são os valores e crenças de uma cultura, que entendem como: costumes, estilo de vida, oportunidades, etc. (Bronfenbrenner, 1992; Garbarino, 1985). Percebe-se com isso que, estes valores interferem diretamente no desenvolvimento de qualquer indivíduo.
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