segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Teoria Ecológica do Desenvolvimento Humano e a inclusão

Esta teoria foi proposta por Bronfenbrenner e esta pode colaborar na compreensão do desenvolvimento das "pessoas especiais" e as diversas possibilidades de inclusão. Resumidamente, podemos identificar quatro parâmetros deste contexto para facilitar o entendimento desta teoria.
a) microssistema: são as atividades interpessoais e seus papéis, bem como as atividades desenvolvidas. A interação destes fatores potencializa o desenvolvimento nesta fase. Crianças brincando entre si, explica esta fase.

b) mesossistema: São as inter-relações entre dois ou mais ambientes em que a pessoa em desenvolvimento está inserida e participa de maneira ativa. A família e a escola, serve como exemplo para esta fase.

c) exossistema: é caracterizado pelos contextos onde a pessoa em desenvolvimento não participa, mas os eventos que ocorrem afetam esta pessoa. As políticas públicas, municipas, estaduais e federais servem como exemplo para esta fase do desenvolvimento. Quando o assunto é inclusão, o exossistema pode mostrar como estes fatores são importantes para as pessoas com necessidades especiais.

d) macrossistema: são os valores e crenças de uma cultura, que entendem como: costumes, estilo de vida, oportunidades, etc. (Bronfenbrenner, 1992; Garbarino, 1985). Percebe-se com isso que, estes valores interferem diretamente no desenvolvimento de qualquer indivíduo.

Nenhum comentário: