sexta-feira, 2 de outubro de 2009

ESQUEMA CORPORAL E IMAGEM CORPORAL

Há uma certa confusão nas definições, principalmente para os profissionais da área, quando pensamos em CORPO. Fica mais fácil entender estes conceitos buscando definições de FONSECA (1991): percepção corporal relaciona-se ao desenvolvimento da integração ente o esquema e imagem corporal. Vários autores definem o esquema corporal como uma estrutura dinâmica que integra a sensação da presença do corpo. Para facilitar a compreensão desta definição: é a capacidade de identificar as partes do corpo e reconhecer suas possibilidades de movimento para facilitar a eficiência da ação motora. Na prática os especialistas usam atividades físicas ou motoras para facilitar esta percepção. São experiências utilizando a visão, tato, audição e demais sentidos para melhorar a imagem corporal. Usa-se isso para melhorar o equilíbrio, por exemplo.
Para imagem corporal: consciência ou a configuração do corpo formada no cérebro. Le BOULCH (1992) acrescenta: a imagem do corpo se organiza em função da quantidade e qualidade da percepção da criança sobre as experiências motoras.
Por isso que as crianças necessitam de atividades motoras organizadas para o desenvolvimento e crescimento. Brincar é a melhor opção.

Nenhum comentário: