segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Biofilosofia

Sempre pensei escrever sobre a biofiolosofia da visão, como não tenho conhecimentos para tanto, fico apenas no desejo. Desejo muitas outras coisas é claro, mas este assunto continua especial para mim. Tenho dúvidas, críticas, desconhecimento e curiosidade sobre alguns assuntos. Alguns deles posso dividir: os estudos dizem que mais de cem milhões de células retinianas no fundo de cada globo ocular recebem os fótons - grãos de energia luminosa que se deslocam a trezentos mil quilômetros por segundo...depois disso, respondemos a um estímulo visual. Pergunto: só isso?
Mesmo sabendo que nossas respostas estão atreladas às áreas da emoção, fico imaginando que ainda faltam muitas explicações. Vamos ao senso comum. Olhamos uma pessoa que não é muito bonita para os critérios de beleza social, mesmo assim, somos tocados pela beleza da pessoa. O que é isso, repito. Há fatores psicoemocionais que necessitam de mais explicações coerentes. Não falo, neste exemplo, das paixões.
Outro motivo, dos meus interesses para esta área: O espiritualismo a que se apega, um autor clássico, Bergson, é uma filosofia reconfortante, para a qual o pensamento humano é um atributo de Deus, causa única. Me explico melhor. Como nem tudo a ciência consegue explicar, atribuir a Deus algumas das nossas ações, não deixa de ser "racional". O que é isso, companheiro?

Tenho que estudar mais...

Nenhum comentário: