terça-feira, 14 de julho de 2009

Instrumento de Avaliação de Traços Autísticos - ADATA

FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ - FAP
GRUPO DE ESTUDOS SOBRE AUTISMO
Escala de avaliação de traços autísticos (Adaptada)
Observador:
Data: Hora:


Nome:
Idade:
Diagnóstico:

TRAÇOS AUTÍSTICOS

>Dificuldade de interação social 0 - 1 - 2 - 3
Desde não sorrir até isolamento intenso.

>Dificuldade de manipulação do ambiente 0 - 1 - 2 - 3
Desde não responder às solicitações até ir de um lugar ao outro e não parar de falar.

>Utilização das pessoas ao redor 0 - 1 - 2 - 3
Desde utilizar-se do adulto como um objeto atéinterferir na conduta do adulto.

>Resistência à mudanças 0 - 1 - 2 - 3
Desde manter a rotina até persistir em não mudar de atividade.

>Busca de ordem rígida 0 - 1 - 2 - 3
Desde ordenar de forma própria os objetos até prender-se à correspondência pessoa-lugar

>Falta de contato visual / olhar indefinido 0 - 1 - 2 - 3
Desde não olhar nos olhos até fdar a impressão de que não está olhando.

>Mímica inexpressiva 0 - 1 - 2 - 3
Desde de não expressar na face o que sente até a imobilidade facial.

>Distúrbio do sono 0 - 1 - 2 - 3
Desde não querer ir dormir até dormir poucas horas.

>Alteração da alimentação 0 - 1 - 2 - 3
Desde comer sempre o mesmo tipo de alimento até ausência do paladar.

>Dificuldade de controle dos esfíncteres 0 - 1 - 2 - 3
Desde medo de sentar-se no vaso até possuir apenas controle diurno dos esfíncteres.

>Dificuldade de exploração de objetos 0 - 1 - 2 - 3
Desde morder e engolir objetos até examinar os objetos de maneira minuciosa.

>Uso inapropriado de objetos 0 - 1 - 2 - 3
Desde ignorar os objetos até utilizá-los de maneira estranha.

>Falta de atenção 0 - 1 - 2 - 3
Desde fixar a atenção por curtos períodos de tempo até dar a impressão de estar ausente.

>Ausência de interesse pela aprendizagem 0 - 1 - 2 - 3
Desde não querer aprender até querer mudar repentinamente de atividade.

>Falta de iniciativa 0 - 1 - 2 - 3
Desde ser incapaz de ter iniciativa própria até preferir que outro faça a atividade para ele.

>Alteração da linguagem e comunicação 0 - 1 - 2 - 3
Desde estereotipias vocais até dificuldades para formular um diálogo.

>Não manifesta habilidade e conhecimento 0 - 1 - 2 - 3
Desde não realizar uma coisa se não quiser até surpreender por suas habilidades ineperadas.

>Reações inapropriadas ante a frustração 0 - 1 - 2 - 3
Desde reações de desagrado quando contrariado até reações de birra por expectativas não cumpridas.

>Não assume responsabilidades 0 - 1 - 2 - 3
Desde não assumir responsabilidades até que precise ouvir muitas vezes uma consigna para fazê-la.

>Hiperatividade 0 - 1 - 2 - 3
Desde estar constantemente em movimento até desconcentrar-se com outros estímulos fora da atividade.

>Hipoatividade 0 - 1 - 2 - 3
Desde de não mover-se quando estimulada até executar movimentos de forma exageradamente lenta.

>Movimentos estereotipados e repetidos 0 - 1 - 2 - 3
Desde balenceio até movimentos estranhos e repetidos.

>Ignora o perigo 0 - 1 - 2 - 3
Desde expôr-se sem consciencia do perigo até parecer insensível à dor.

>Aparecimento das características antes dos 36 meses 0 - 1 - 2 - 3
Características observadas até os 36 meses do bebê.


TOTAL DE PONTOS -


Instrumento de Pesquisa já aplicado em diversas escolas do Paraná e São Paulo


obs: se você pretende testar este Instrumento de Pesquisa e colaborar com a Validação do mesmo, por favor, faça contato comigo: cfmosquera@gmail.com

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