Em dezembro de 2008, estive em Brasília, integrando uma comissão que analisa Projeto de Lei do Senado nº 14/07, de Cristovam Buarque (PDT-DF), que trata do ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras nas escolas da Educação Básica.
Caso seja aprovado pelos senadores, em votação no próximo dia 03 de fevereiro, a Libras passará a integrar, obrigatoriamente, a parte diversificada do currículo das escolas em que estiverem matriculados alunos surdos, como componente curricular, na educação infantil, e como disciplina nos primeiros anos do ensino fundamental. Como essa proposição alterará o Art. 26 da LDB 9394/96, os sistemas de ensino terão prazo de três anos para se adequar à legislação.
Se aprovada a mudança na LDB, daremos os primeiros passos para organização de comunidades bilíngües, em que, progressivamente, cada vez um número maior de pessoas serão capazes de se comunicar por meio da Libras, ampliando as possibilidades de interação, aprendizagem e participação social das crianças surdas, em igualdade de condições aos demais alunos.
Vamos torcer!
Sueli Fernandes – Professora do Setor de Educação da UFPR e Assessora técnico-pedagógica do DEEIN/SEED-PR.
Caso seja aprovado pelos senadores, em votação no próximo dia 03 de fevereiro, a Libras passará a integrar, obrigatoriamente, a parte diversificada do currículo das escolas em que estiverem matriculados alunos surdos, como componente curricular, na educação infantil, e como disciplina nos primeiros anos do ensino fundamental. Como essa proposição alterará o Art. 26 da LDB 9394/96, os sistemas de ensino terão prazo de três anos para se adequar à legislação.
Se aprovada a mudança na LDB, daremos os primeiros passos para organização de comunidades bilíngües, em que, progressivamente, cada vez um número maior de pessoas serão capazes de se comunicar por meio da Libras, ampliando as possibilidades de interação, aprendizagem e participação social das crianças surdas, em igualdade de condições aos demais alunos.
Vamos torcer!
Sueli Fernandes – Professora do Setor de Educação da UFPR e Assessora técnico-pedagógica do DEEIN/SEED-PR.
Profa. Sueli, em pé, com o grupo de trabalho em Brasília.
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