Quero aproveitar a última revista INCLUSÃO (V. 4, N.2 ), com um artigo de David Rodrigues (p. 7) e fazer aqui, uma síntese do que este professor escreve sobre a educação inclusiva. Como meus espaços são "curtos", vou desmembrar a síntese em vários "entradas".
A introdução é sobre a formação dos professores: ...encontra-se, hoje, em profundas mudanças tanto do ponto de vista de conceitos e valores como de práticas. A este fato, não é estranho que as competências que se esperam que o professor domine se revelem cada vez mais complexas e diversificadas. Espera-se que o professor seja competente num largo espectro de domínios que vão desde o conhecimento científico do que ensina à sua aplicação psicopedagógica, bem como em metodologias de ensino, de animação de grupos, atenção à diversidade etc. Isto sem considerar as grandes expectativas que existem sobre o que o professor deve promover no âmbito educacional mais geral, tal como a educação para a cidadania, educação cívica, sexual, comunitária, entre outras. Alguns autores têm, por isso, denominado a missão do professor na escola contemporânea como uma "missão impossível" (BEN-PERETZ, 2001).
continuo a matéria na próxima "entrada", até amanhã.
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