segunda-feira, 7 de maio de 2007

Abordagem Conceitual-Teóricos-Principais Pesquisas
Teoria Fase-Estágio

Freud
Estudou o homem pelo desenvolvimento psicossexual, a partir do nascimento e ao longo da infância

Erik Erikson
Concentrou-se no estudo do desenvolvimento psiocossocial.

Arnold Gesse
O trabalho deste pesquisador teve como norte o estudo dos processos maturacionais e sua influência no SNC, a partir do nascimento e ao longo da infância.

Robert Havighurst
Teoria da Tarefa Desenvolvimentista
Concentrou-se seu estudo a partir da primeira infância. Sua teoria observa a interação entre a biologia humana e a sociedade na maturaçãoDesenvolvimentista.


Jean Piaget
Teoria do Marco Desenvolvimentista
Sua pesquisa é marco no entendimento da criança e da construção do conhecimento. Trabalhou do período pré-natal à infância, sendo até hoje o teórico mais lembrado na Ed. Infantil. Estudou o desenvolvimento cognitivo como um processo interativo entre a biologia e o meio ambiente. Entendido também na Educação pelas relações entre sujeito e objeto.

Teoria Ecológica
Ramo dos sist. Dinâmicos
Nicholas Bernsteinn, Kigler, Kelsoe Turvey
Esta escola entende o desenvolvimento como um processo descontinuado, auto-organizado e transacional entre a tarefa, o indivíduo e o meio ambiente, acontecendo o tempo todo ao longo de nossa vida

Teoria Ecológica
Ramo do ambiente comportamental
Roger Barker e Ure Bronfenbrener
Esta corrente estudou o desenvolvimento como uma função da interpretação do indivíduo e de cenários ambientais específicos em transação com os meios socioculturais e históricos.


Teoria da biologia do conhecimento
Humberto Maturana
Estuda o desenvolvimento humano a partir da biologia do conhecimento, e acredita que o homem vai adquirindo conhecimento com a vida e neste processo perde sua essência. Biologia do amor.

Teoria Socioenteracionista
Vygotsky
Este teórico russo trabalhou sobre a influência da interatividade entre o homem e o meio. Acreditava que a aprendizagem humana é um processo cotidiano e que a criança constrói seu pensamento pelas trocas estabelecidas com o outro.

Teoria Construcionista Evolucionista
S. Papert
Fez uma releitura da obra de Piaget e incluiu a importante influência da informação e das novas tecnologias no processo de apreensão de conhecimento e no desenvolvimento da inteligência

Teoria Didiática
MacLuhan
Teórico dos anos 60, McLuhan profetizou a influência dos veículos de comunicação na formação dos nossos valores sociais e culturais. Hoje, sabemos da influência da mídia na formação de nossas crianças desde a idade de seis meses.

Nenhum comentário: