segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Você sabia?

Aproveito com esta mensagem informa-los sobre o sistema visual e indicar uma ótima leitura sobre o assunto:  VISÃO X CÉREBRO.

(...) As mensagens dos globos oculares passam pelo nervo óptico e imediatamente se bifurcam ao logo de DUAS VIAS - uma filogeneticamente antiga, e uma  segunda, mais nova, que é mais desenvolvida nos primatas, inclusive humanos. Além disso, parece haver uma clara divisão de trabalho entre estes dois sistemas. "Acho que o diferencial de outras publicações está aqui, neste trecho."
A via mais antiga vai do olho diretamente para baixo, para uma estrutura chamada COLÍCULO SUPERIOR no tronco cerebral, e daí posteriormente para áreas corticais superiores, especialmente nos lobos parietais.
A via "mais nova," por outro lado, avança dos olhos para um aglomerado de células chamado NÚCLEO GENICULADO LATERAL, que é uma estação de retransmissão no trajeto para o córtex visual primário. Daí, a informação visual é transmitida às cerca de trinta áreas visuais para outros processamentos.

As funções destas VIAS, é na outra postagem.

Do livro FANTASMAS NO CÉREBRO de  V.S. Ramachandran, editora Record, 2010

Nenhum comentário: