quinta-feira, 2 de junho de 2011

Pessoa com deficiência e a Teoria de Bronfenbrenner

É muito comum encontrarmos profissionais na área da Educação Especial se lamentando pela mesmice nas teorias que justificam algumas ações na área. Tanto é verdade estas reclamações que, não se discute nada de novo em qualquer encontro que se promova. Basta acompanhar as discussões recentes do novo Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020) para constatarmos o desconhecimento do documento por parte dos mais interessados.
Pois bem, para quem sofre deste mal, faço as minhas colaborações: "Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner."  Este modelo de desenvolvimento humano (não esqueça que a pessoa com deficiência também é "humana"), estuda os processos que ocorrem dentro de vários "microssistemas" em que a criança está inserida. Neste microssistema que é abordado por Bronfenbrenner, refere-se principalmente aos mais próximos desta criança, bem como ao ambiente em que vive. Também discute outros ambientes: mesossistema, exossistema, macrossistema e cronossistema.
Talvez esta teoria bioecológica possa ajudar a explicar o que fazemos em Escolas Inclusivas e Escolas Especiais.
Por isso, faça pesquisa buscando Bronfenbrenner ou Teoria Bioecológica. 

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