quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ilusão de óptica 1

Tenho escrito muito neste espaço sobre a nossa capacidade de interpretar o que vemos. Não sei se um dia vou conseguir responder o que os estudiosos da área estão tentando provar; será que é assim mesmo que enxergamos? Também não sei por que este assunto me fascina, talvez pelo fato de trabalhar com cegos, acho eu. A Gestalt há muito já mostrou que a nossa percepção das formas é uma das habilidades mais importantes para compreendermos o mundo mas, logicamente, vai depender de como os nossos órgãos sensoriais estão "funcionando." Além disso, também sabemos que estas informações recebidas pelos nossos sensores, são dados nada confiáveis (desconexos). Quem vai "melhorar" estas informações é o cérebro.
Pois então, é aí que a minha dúvida aumenta, será que nossos cérebros estão prontos para decodificar tudo que vemos?

Continuo este assunto em outro momento.

Saiba mais: Gestalt terapia
Cores ilusórias. John S. Werner, Baingio Pinha e Lothas Spilman,
Especial Mente e Cérebro, n. 16, p. 76-82  

Nenhum comentário: