terça-feira, 9 de março de 2010

Autismo e ftalatos

Foi publicado na revista científica "Environmental Health Perspectives" os possíveis riscos do aparecimento do autismo com a intoxicação dos ftalatos. Estes produtos químicos, os ftalatos, são encontrados nos plásticos, cosméticos, esmaltes de unha e em outros lugares. A pesquisa tenta mostrar que, as mulheres que exibiam níveis mais elevados de determinados ftalatos, apresentavam uma maior probabilidade de que seus filhos exibissem distúrbios de comportamento.
A partir da divulgação destes estudos, fica uma pergunta no ar (reproduzo a idéia do jornalista americano Nicholasd Kristof); levamos a sério esta hipótese ou a descartamos? Lembram-se dos estragos feitos pelos produtos químicos, mercúrio, chumbo e amianto que muitos de nós não areditavam na possibilidade. Por outro lado, a imprensa, principalmente a americana, também divulgou os temores de que vacinas poderiam causar o autismo. O resultado também foi trágico: a redução no número de vacinações. Por isso que o governo brasileiro, insiste agora, que a vacinação para H1N1 é confiável e segura.
Portanto, o que fazer? Divulgo neste espaço, apenas o que a ciência nos apresenta, o restante você deve formar a sua opinião. Pelo menos evite de usar plásticos no micro-ondas, já é alguma coisa.

Nenhum comentário: