A memória não é uma entidade singular nem um fenômeno que ocorre numa área única do cérebro. Há dois processos mnemônicos básicos: a memória DECLARATIVA, ou memória para fatos e eventos, que acontece principalmente nos sistemas cerebrais envolvendo o hipocampo; e a memória PROCESSUAL ou NÃO-DECLARATIVA, que é a memória para habilidades e outras operações cognitivas, ou a memória que não pode ser representada em sentenças DECLARATIVAS, que ocorre principalmente nos sistemas cerebrais envolvendo o NEOESTRIADO.
Os diversos aspectos da aprendizagem contribuem para a durabilidade ou a fragilidade da memória. Por exemplo, quando se compara a memória para as palavras com a memória para imagens dos mesmos objetos, verifica-se que as imagens têm um efeito superior. O efeito superior das imagens também é evidente quando se combinam palavras e imagens durante a aprendizagem. Sem dúvida, essa descoberta tem importânica direta para a melhoria da aprendizagem a longo prazo de certos tipos de informações.
COMO AS PESSOAS APRENDEM - de John D. Bransford, Ann L. Brown e Rodney R. Cocking
(org.)
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