As concepções de Vygotsky acerca desse tema revelaram a sua preocupação em livrar-se de um olhar biologizante sobre a deficiência para pôr em seu lugar um olhar social, enfatizando que o insuficiente avanço observado no desenvolvimento dos indivíduos com deficiência era decorrente da educação inadequada destinada a eles. Para esse autor, a educação deveria ser respaldada por métodos e procedimentos que permitissem um desenvolvimento semelhante ao das crianças não deficientes e, portanto, fez críticas à escola especial da época, considerada por ele como uma instituição que impedia o convívio entre as crianças com deficiência e as crianças com desenvolvimento típico da mesma idade.
Fundamentado nas idéias de Alfred Adler, criador da psicologia da personalidade, que acreditava no defeito como formador de uma superestrutura psicológica que começava a existir no momento em que o indivíduo se visse em situações sociais provocadoras de reções que viessem a compensar a sua deficiência, Vygotsky disse que, para as crianças com ou sem deficiência, a educação deveria ser realizada de forma integrada, contribuindo, assim, a seu ver, para o desenvolvimento psíquico, físico e para a compensação e a correção de erros.
Sônia Lopes Victor - Educação Especial, diálogo e pluralidade
CLaudio R. Baptista, Katia R.M. Caiado, Denise M. Jesus (organizadores)
Um comentário:
Carlos, li esta postagem e achei muito interessante. Meu blog é voltado para a Inclusão tambÉm em especial as pessoas com deficiÊncia visual. PARABENS PELO TRABALHO.
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