terça-feira, 9 de setembro de 2008

O "pensamento pedagógico" de Jung e suas implicações para a educação.

A vida sempre se me afigurou uma planta que extrai sua vitalidade do rizoma: a vida propriamente dita não é visível, pois jaz no rizoma. O que se torna visível sobre a terra dura um só verão, depois fenece...Aparição efêmera. Quando se pensa no futuro e no desaparecimento infinito da vida e da culturas, não podemos nos furtar a uma impressão de total futilidade; mas nunca perdi o sentimento da perenidade da vida sob a eterna mudança. O que vemos é a floração - e ela desaparece. Mas o rizoma persiste.

Carl Gustav Jung. Memórias, sonhos e Reflexões

...JUNG CONTRIBUIU COM A EDUCAÇÃO AO ATRIBUIR VALOR AOS PROCESSOS DE SIMBOLIZAÇÃO

...ARQUÉTIPO: Conceito-chave para a tipologia do comportamento humano

...RAZÃO E IMAGINAÇÃO SÃO PARTES INSEPARÁVEIS DE UM TODO COMPLEXO EM TENSÃO PERMANENTE

...A PERSONALIDADE DO PROFESSOR É UM ELEMENTO ESSENCIAL NO PROCESSO EDUCATIVO

...A ESCOLA TEM PAPEL PRIMORDIAL NO PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO DA CRIANÇA

...A PROCESSO DE CRESCENTE "RACIONALIZAÇÃO PRÁTICA" ACARRETA O "DECUIDO DA ALMA"

Saiba mais: Revista Educação 8. Jung pensa a educação

Nenhum comentário: