domingo, 10 de agosto de 2008

QUEM FOI FREINET ?

Célestin Freinet nasceu em 15 de outubro de 1896, no sul da França, num vilarejo chamado Gars, situado nos Alpes Marítimos. Passou a infância como pastor de rebanhos, na Provença. Estudou na escola normal de Nice. Com o início da guerra, em 1914, Freinet interrompeu seus estudos. Alistou-se e, ao participar dos combates, sofreu as ações de gases tóxicos, que comprometeram seus pulmões. Mesmo passando anos de hospital em hospital com poucas esperanças de cura, ele não se deixou levar pelo pessimismo e pelo desânimo. Freinet realmente não se abateu. Decidido, sabia o que seria: professor primário, trabalharia muito, viveria e deixaria para trás a solidão e o desespero que a sua saúde abalada poderia trazer.
Em 1920, na pequena aldeia de Bar-sur-Loup, Freinet iniciou seu trabalho, numa escola instalada numa casa antiga, pobre e escura, que tinha as carteiras em muito mau estado, dispostas em filas, à maneira tradicional.
Faltava a Freinet a experiência pedagógica, pois não havia terminado o curso normal por causa da guerra. Todavia, trazia consigo um profundo respeito pela criança e também o instinto de pastor que provinha de sua infância. Recomeçou então a estudar sozinho. Diariamente anotava aquilo que ouvia de seus alunos, registrava as observações que considerava originais, o comportamento de cada criança perante as novas situações, seus sucessos e fracassos...Com isso foi descobrindo os interesses, os problemas e a personalidade de cada criança, individualmente, a qual passava a ser objeto de seu carinho e preocupação. Essas descobertas, essencialmente práticas, avivaram a sua curiosidade e seu desejo de saber mais sobre educação. Passou a se interessar por Rousseau, Rabelais, Montaigne e, sobretudo, por Pestalozzi, lendo as obras desses autores com vivo interesse. Assim, pôde prestar o exame que o habilitou a exercer a função de professor.
ROSA MARIA WHITAKER E FERREIRA SAMPAIO
FREINET - Evolução histórica e atualidades
Editora Scipione

Nenhum comentário: