terça-feira, 17 de junho de 2008

O que é a Síndrome de Asperger

É um transtorno do desenvolvimento cerebral muito frequente (de 3 a 7 por 1000 crianças de 7 a 16 anos), e que tem uma maior incidência em meninos que em meninas.
Foi recentemente reconhecido pela comunidade científica (Manual Estatístico de Diagnóstico de Transtornos Mentais em sua quarta edição em 1994 da Associação Psiquiátrica Americana - DSM-4: Diagnostic and Statistical Manual), sendo que ainda é pouco conhecida na sociedade e inclusive por muitos profissionais da área.
A pessoa que apresenta estas características, tem um aspecto normal, capacidade normal de inteligência e, outras habilidades especiais. Assim mesmo apresenta problemas de relacionamentos com os demais e em ocasiões diversas apresentam comportamentos inadequados.
A pessoa Asperger apresenta um pensar distinto. Seu pensar é lógico, concreto e hiperrealista. Sua incapacidade não é muito fácil reconhecer, só se manisfesta em alguns comportamentos sociais inadequados, limitando relações particulares e com seus familiares.

Federación Asperger España

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa tarde, meu nome é Sandra e tenho um filho de 11 anos que tem o diagnóstico Asperger dado pela psicóloga, porém o neurologista nos deixou em dúvida. Gostaria de saber se você poderia me ajudar a encontrar uma entidade voltada para aspegeres, que pudesse me ajudar a definir se ele tem ou não esta síndrome, para que o tratamento seja correto e que eu possa apresentar na escola, onde é o maior problema de relacionamento dele.
Moro em Balneário Camboriú e sei que existe a AMA em São Paulo, porém seria melhor em algum local mais perto como Curitiba, Florianópolis.
Agradeço muito sua atenção

Meu e-mail é sknippen@uol.com.br

Obrigada.