sexta-feira, 11 de abril de 2008

Para uma definição portuguesa de dificuldades de aprendizagem específicas

..."sabe-se, hoje em dia, que há um grupo de alunos cujas desordens neurológicas interferem com a recepção, integração ou expressão de informação, refletindo-se, estas desordens, numa discapacidade ou impedimento para a aprendizagem da leitura, da escrita ou do cálculo, ou para a aquisição de aptidões sociais, que ao não ser abrangido pelos serviços e apoios da educação especial, sente um prolongado insucesso acadêmico e, até, social que o leva, na maioria dos casos, ao abandono escolar. Estes alunos designam-se, geralmente, por alunos com dificuldades de aprendizagem específicas (DAE). No entanto, e, Portugal, este não parece ser o caso. O Ministério da Educação ao não considerar as DAE como uma área da NEE com direitos a serviços de educação especial, está a limitar o acesso dos alunos que apresentam DAE a programas educativos eficazes e, por conseguinte, a limitar-lhes a capacidade de aprenderem de acordo com as suas características e necessidades."

Luís de Miranda Correia
Revista Brasileira de Educação Especial, n.2 v. 13, 2007

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