terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Inclusão e neoliberalismo

Para entender um pouco deste processo da inclusão, precisamos saber como o neoliberalismo interfere nesta área. CHAUI (1999) é a nossa guia para esta explicação, apresento algumas características que ela aponta.
1) o desemprego estrutural 2) o capitalismo financeiro, marcado pela desvalorização do trabalho produtivo e pelo destaque dado ao dinheiro 3) o aumento do setor de serviços e a terceirização, que fragmenta e dispersa a produção, assim como reduz ainda mais a possibilidade de organização dos trabalhadores 4) o monopólio dos conhecimentos e da informação 5) a rejeição da presença estatal não só no âmbito do mercado como também das políticas sociais 6) a ressignificação do Estado nacional, devido a transnacionalização da economia, o que faz o fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial os centros econômicos, jurídicos e políticos 7) a substituição da visão entre países de primeiro e terceiro mundo pela existência, em cada país, de bolsões de riqueza e de miséria absoluta.

Além disso o neoliberalismo não tem apenas as dimensões econômicas e políticas, ele é também ideologia. Neste raciocínio, o estado perde sua função mediadora. A competição é a principal figura neste cenário, deixando os mais desprovidos de recursos e de competência geral excluídos.
Assim conseguimos entender melhor como os deficientes são excluídos naturalmente, sem percebemos porque isso acontece.

Nenhum comentário: