quarta-feira, 6 de junho de 2007

Deficiência auditiva

As causas da deficiência auditiva(DA) podem ser pre-natais, neo-natais ou pós-natais. A escolaridade muito baixa dos brasileiros continua sendo o principal motivo da quantidade de casos que geram as deficiências mais conhecidas. Na DA direcionamos atenção a audição, que nada mais é a do que a percepção de sons. O som é produzido quando moléculas do ar são comprimidas em um ritmo regular, produzindo uma onda sonora.
A surdez pode ser classificada em CONDUTIVA ou NERVOSA: a primeira envolve interferências com a transmissão dos sons através da orelha externa ou orelha média. A causa pode ser um bloqueio físico do meato acústico externo por um objeto estranho ou cerume compacto (cera do ouvido), também pode ser uma inflamação da membrana do tímpano, adesões entre os ossículos podem contribuir com esta deficiência.
Na DA NERVOSA a perda da audição resulta de distúrbios que afetam os receptores sonoros na orelha interna, o nervo vestibulococlear, ou as vias nervosas no SNC.
Curiosidades: a orelha interna também é a responsável para o controle do nosso equilíbrio, principalmente quando estamos com a cabeça em movimento. É fácil fazer o teste do equilíbrio e testar o Aparelho Vestibular. Dê uns cinco giros com o corpo mantendo um pé fixo como apoio. Logo que você parar "algo" acontecerá. A orelha interna é a responsável por esse fenômeno.

Nenhum comentário: