sexta-feira, 16 de julho de 2010

Cultura Visual

Ver, olhar, enxergar, mirar, deslumbrar são temas deste blog, com conotações quase sempre biológica e terapêutica. Não poderia esquecer dos meus poucos leitores que me cobram do outro "olhar". Não sei se vou conseguir respondê-los, só pedindo ajuda: "Filosofia da Criação" MArly Ribeiro Meira. Ed. Mediação, 2ª edição, 2007, p. 29

(...) O conceito de cultura visual está relacionado a ema esfera estética ligada a formas de trabalho que vão desde a exploração da natureza, assim como ela é, ou configurada em imagens, à produção de obras socialmente ligadas a um trabalho de visibilidade, exigindo um pensamento VISUAL em conexão com o corpo, as mãos, o conhecimento sensível da experiência estética, da difusão e da transmissão por IMAGENS.
Michel de Certeau (1996) atribui a Michel Foucault a iniciativa de dar ênfase à CULTURA VISUAL cotidiana, no sentido de ela ser o ARQUIVO, a presença de registros, objetos, textos, como demarcações disposicionais de poder e saber da cultura ocidental. Propõe a sua investigação como a busca de efeitos e as afecções causadas na sociedade pelas FORÇAS, formas e signos que alteram as AÇÕES, as produções e as atuações sociais, assim como as projeções que poderão desencadear devires, mas que começam a nos afetar a partir do hoje e do imediato. Certeau, Boudier e Foucault atribuem ao cotidianos cultural o lugar em que os acontecimentos deixam-se capturar, na sua ilógica/analógica/paralogia, junto aos saberes institucionalizados (...)

Nenhum comentário: