terça-feira, 27 de abril de 2010

Pesquisa em Educação Especial

Nunes, Ferreira e Mendes (2004) fizeram um levantamento da produção discente nos programas de pós-graduação em Educação e Psicologia que tinha como população-alvo os indivíduos com necessidades educacionais especiais. Observaram que o número de dissertações supera o número de teses, sendo que os trabalhos de doutorado são´predominantemente oriundos da Psicologia enquanto a maioria dos de mestrado provêm da Educação.
"Os autores também constataram que os temas mais frequentes são: ensino-aprendizagem, atitude-percepção dos pais e profissionais, formação de recursos humanos e identificação/diagnóstico/caracterização. Nunes, Ferreira e Mendes (2004) asseveram que a produção discente sobre educação especial em programas de pós-graduação sctrito sensu teve origem na década de 70 e tem crescido atualmente e abrangido uma diversidade maior de temas"

BARBOSA, A.J.G.;  MOREIRA, P.S. Deficiência mental e inclusão escolar: produção científica em Educação e Psicologia. In: Revista Brasileira de Educação Especial, v. 15, n.2, 2009.

Nenhum comentário: