quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

MICHEL FOUCAULT

..."um deslocamento teórico me pareceu necessário para analisar o que frequentemente era designado como progresso nos conhecimentos: ele me levara a interrogar-me sobre as formas de práticas discursivas que articulavam o SABER. E foi preciso também um deslocamento teórico para analisar o que frequentemente se descreve como manifestações do "poder": ele me levara a interrogar-me sobretudo sobre as relações múltiplas, as estratégias abertas e as técnicas racionais que articulam o exercício dos PODERES. Parecia agora que seria preciso empreender um terceiro deslocamento a fim de analisar o que é designado como "O SUJEITO"; convinha pesquisar quais as formas e as modalidades da relação consigo através das quais o indivíduo se constitui e se reconhece como SUJEITO. Após os estudos dos JOGOS de verdade considerados entre si - a partir do exemplo de um certo número de ciências empíricas dos séculos XVII e XVIII - e posteriormente ao estudo dos jogos de verdade em referência às relações de poder, a partir do exemplo das práticas PUNITIVAS, outro trabalho parecia se impor: ESTUDAR OS JOGOS DE VERDADE NA RELAÇÃO DE SI PARA SI E A CONSTITUIÇÃO DE SI MESMO COMO SUJEITO, tomando como espaço de referência e campo de investigação aquilo que poderia chamar-se "HISTÓRIA DO HOMEM DE DESEJO"...

Assim o autor francês nos impõe a visão de sua produção teórica: a) a análise do "progresso' dos conhecimentos b) a análise das manifestações o poder c) a análise da constituição de si mesmo como sujeito.

Revista Educação - Pedagogia Contemporânea n.3

Nenhum comentário: