segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Pobreza e exclusão - compreensão da deficiência

(...) Processos de exclusão social e econômica tendem a ser muito mais violentos e traumáticos do que situações de inclusão limitada. A Argentina, uma sociedade moderna e razoavelmente rica, com o sistema de bem-estar social bem desenvolvido, que foi destruída ao longo dos anos, culminando em um quadro de desemprego generalizado, perda de benefícios sociais e deslocamentos de grandes setores da população para abaixo da linha de opbreza. No caso de países andinos - Bolívia, Peru e Equador - nos quais através dos séculos, a populaçao natuva foi mantida fora dos benefícios da economia moderna.
Onde se situa o Brasil: próximo à Argentina ou aos países andinos? A análise histórica e a evidência empírica sugerem a segunda hipótese. Historicamente, o Brasil se desenvolveu através de um processo denominado "modernização conservadora", cuja característica principal é, precisamente, a não-incorporação de grandes segmentos da população aos setores modernos da economia, da sociedade e do sistema político."

De: SCHWARTZMAN, Simon. As causas da popreza. Rio de Janeiro, 2004.

E isso compreende também a deficiência, a permanente exclusão de uma parcela do Brasil que atinge números assustadores de 14,5% da população. A inclusão escolar é um grande caminho para diminuir esta exclusão.

Nenhum comentário: