sexta-feira, 28 de março de 2008

Abordagens terapêuticas no autismo

> A mais utilizada é conhecida como ANÁLISE APLICADA DO COMPORTAMENTO (Applied Behavior Analysis- ABA). O procedimento terapêutico é orientado individualmente, de situações complexas e terminando em realizões simples.
> Outro método muito conhecido e muito utilizado é o MINDREADING, uma terapia com enfoque similar a anterior (desestruturação de questões complexas em unidades mais simples)
> O procedimento utilizado e com provas suficientes para ser empregado em vários centros é a TECNOLOGIA DA REALIDADE VIRTUAL (VRT), uma técnica centrada no meio ambiente virtual para ajudar nas habilidades sociais, desenvolvida pela dra. Sarah Parsons.
> O método mais conhecido no Brasil, para se trabalhar com autistas é o TEACCH (Treatment and education of autistic and related communication handicape children); entre outros objetivos propõe: uma visão interacionista, individualização do tratamento, estruturas ambientais específicas para acolher o autista.
> Pouco conhecido, mas importante como os demais: método com fundamentação nos transtornos metabólicos, que investiga a alteração de alguns alimentos nutricionais.

* Em breve divulgo a Revista Científica que publica o artigo que complementa este assunto escrito por mim.

Nenhum comentário: