terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Nazismo e saúde psíquica

O psiquatra Friedrich Panse enviou uma carta para o patologista também alemão JuliusnHallervorden, um dos responsáveis pelos manicômios da alemanha, em pleno início da segunda guerra mundial. A partir dessas discussões, foi oficializado o tal famigerado AKTION T4 - programa nazista de eutanásia. Eis a carta, nela observamos aonde o ser humano pode chegar:
"Já chegamos à espantosa quantidade de mais de 100 famílias com coréia de Huntington (...) Casos de rigidez infantil não são raros. Eu mesmo encontrei no dia 2/1, durante um exame em Essen, um adolescente com coréia de Huntington hereditária, Bernhard R., já maribundo. Trata-se de um estado de rigidez prematuro que se tornou evidente por volta dos 7 anos (...) Provavelmente, o processo se iniciou antes disso. Envio-lhe anexo um pequeno resumo sobre a herança genética dessa família. Pedi ao nosso colega Hegeman que lhe envie o cérebro do garoto, consultei nosso jovem patologista daqui e espero que o modo de conservação esteja de acordo com o seu desejo."
Eram intenções médicas e de pesquisa, sacrificavam jovens e crianças com comprometimento mental para, com a desculpa da eugenia, buscar "limpar" a raça ariana.

Nenhum comentário: